Criado em 2005 pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Mundial Contra o Câncer acontece todo dia 4 de fevereiro. A campanha tem como objetivo conscientizar e educar a população sobre a doença. No artigo de hoje, explicarei sobre o câncer e como preveni-lo.

Câncer é o nome dado a um conjunto de doenças que têm em comum o crescimento desordenado das células, invadindo órgãos e tecidos. Quando iniciados em peles, mucosas, ou demais tecidos epiteliais, denomina-se carcinomas. Já os iniciados em tecidos conjuntivos, como ossos e músculos, são chamados de sarcomas.

O câncer atinge homens e mulheres e possui mais de 100 tipos. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), 1,2 milhões de novos casos da doença devem surgir entre 2018 e 2019. A pesquisa ainda revelou que a cada dez casos, três estão relacionados ao estilo de vida que as pessoas levam.

A doença não possui uma causa única. A maioria dos casos de câncer são causados por fatores externos presentes no meio ambiente, como o ambiente de trabalho e o ambiente de consumo (alimentos e medicamentos). Porém, causas internas, como por exemplo, hormônios e condições genéticas, também podem dar início à sua aparição.

Confira agora algumas medidas preventivas contra o câncer:

1) Invista em uma alimentação saudável:

A alimentação inadequada e a desnutrição são classificadas como a segunda causa de câncer que pode ser prevenida. Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes e cereais integrais pode prevenir a doença.

2) Pratique atividades físicas:

A prática de exercícios auxilia no equilíbrio dos níveis hormonais, ajudando a prevenir o câncer de mama, de endométrio e de intestino.

3) Evite a ingestão de bebidas alcoólicas:

Estudos revelam que o álcool pode causar o desenvolvimento do câncer de laringe, faringe, boca, mama, estômago, esôfago, fígado e intestino. O álcool tem o efeito cancerígeno sobre as células e, quando chega ao intestino, pode funcionar como solvente, facilitando a entrada de outras substâncias carcinogênicas para dentro da célula.

4) Não fume:

O tabaco fumado em qualquer uma de suas formas causa até 90% de todos os cânceres de pulmão. Os produtos de tabaco que não produzem fumaça também são responsáveis pelo desenvolvimento de câncer. Além disso, o tabagismo combinado ao álcool aumenta a possibilidade do surgimento da doença.

5) Proteja-se contra a exposição solar:

A exposição solar excessiva é o principal fator de risco para o câncer de pele. Evite se expor ao sol entre 10h e 16h. Ao realizar atividades ao ar livre, utilize sempre chapéu, barracas e filtro solar com FPS 30 ou superior.

6) Faça o exame preventivo do câncer do colo de útero a cada 3 anos:

Mulheres entre 25 e 65 anos devem fazer o exame preventivo a cada 3 anos. As alterações das células do colo do útero são descobertas facilmente com um exame preventivo, e se descoberto precocemente, as chances de curas são praticamente totais.

7) Vacine contra a hepatite do tipo B:

O câncer de fígado está relacionado à infecção pelo vírus causador da hepatite B e a vacina é um importante meio de prevenção deste tipo de câncer.

8) Vacine contra o HPV:

A vacinação contra o HPV em meninas entre 9 e 14 anos e meninos entre 11 a 14 anos, e o exame preventivo (Papanicolau) se complementam como ações de prevenção do câncer do colo do útero.

Espero que tenham gostado dessas dicas sobre prevenção do câncer. Em caso de qualquer dúvida, consulte seu médico ou entre em contato comigo. Agradeço a leitura!

Você também pode se interessar por...

Continue lendo:  [:pb]Importância da alimentação para cabelos saudáveis[:]