Quem tem couro cabeludo sensível tende a sofrer com algumas situações. É preciso evitar produtos com substâncias que podem causar alergia ou alguns procedimentos químicos mais agressivos. Caso contrário, o paciente pode sofrer com coceira, vermelhidão, ardência, ressecamento, dor, descamação e até queda de cabelo. Para evitar esses sintomas, é fundamental tomar alguns cuidados, inclusive evitando alguns fatores que podem agravar o quadro. Confira agora quatro dessas causas que podem deixar o couro cabeludo sensível.

1) Estresse:

Períodos de estresse podem causar inúmeras alterações na pele e nos cabelos, como aumento de oleosidade, o que pode levar ao surgimento de caspa no couro cabeludo. Esse agravamento da dermatite seborréica pode deixar a região irritada, devido à descamação, coceira e vermelhidão. Com esses sintomas, o couro cabeludo fica mais sensível.

 

2) Lavar os cabelos mais do que o indicado:

O número de vezes em que o paciente lava seus cabelos pode ser responsável por diversas alterações nos fios e no couro cabeludo. Aumento de oleosidade ou de ressecamento, por exemplo, podem deixar a região mais sensível, incluindo sintomas como coceira, irritação, descamação e vermelhidão. Banhos com água quente também devem ser evitados.

 

Continue lendo:  [:pb]Tempo seco: 5 dicas para proteger a pele e cabelos![:]

3) Usar produtos com agentes agressivos:

Quem sofre com couro cabeludo ou pele sensível deve ficar atento aos componentes dos produtos. Shampoos com sulfato, condicionadores com silicones e produtos com parabenos, álcool e fragrâncias devem ser evitados, já que podem deixar o couro cabeludo mais sensível.

 

4) Realizar procedimentos químicos:

Procedimentos como escova progressiva, relaxamentos dos cachos e tinturas podem deixar o couro cabeludo mais sensibilizado, deixando-o com vermelhidão, coceira, descamação, ardência e até com feridas. Além do mais, esses tratamentos danificam a saúde da fibra capilar, o que pode agravar o quadro de sensibilidade no couro cabeludo. O uso de chapinhas e secadores também deve ser evitado, devido ao vapor quente.

 

Espero que tenham gostado dessas dicas sobre couro cabeludo sensível. Conte com o seu dermatologista para ajudá-lo a cuidar da sensibilidade da sua pele. Em caso de qualquer dúvida, estou à disposição.  Agradeço a leitura e desejo um bom dia!

Você também pode se interessar por...