A dermatite seborreica, também conhecida como seborreia, eczema seborreico ou sebopsoríase, é uma inflamação na pele que causa escamação, vermelhidão e geralmente vem acompanhada de caspa e coceira. Atualmente, atinge cerca de 18% da população mundial. Apesar de não provocar danos relevantes à saúde, pode causar muitos desconfortos.

A dermatite atinge áreas da face, couro cabeludo e colo. Sua origem pode ser genética ou causada por fatores externos como alergias, estresse emocional, condições climáticas, excesso de oleosidade, também como a presença do fungo Pityrosporum ovale.

Suas condições podem apresentar desconforto e ansiedade, sendo importante se consultar com um médico dermatologista para solucionar o problema. A dermatite seborreica pode desaparecer ao longo do tempo ou ser um problema constante, que vai e volta ou que se apresente no paciente por anos. Apesar disso, os sintomas podem ser amenizados no tratamento, que geralmente envolve mudanças no estilo de vida, uso de medicamentos, entre outras indicações.

Entre as medidas para evitar que a condição se agrave estão:

– Interromper o uso de produtos capilares como sprays, cremes e gel de cabelo;
– Lavar os cabelos com maior frequência e enxaguá-los em abundância;
– Evitar a ingestão de alimentos gordurosos;
– Evitar banhos com água quente;
– Buscar atividades físicas e técnicas de relaxamento para evitar o estresse físico e mental;
– Se enxugar bem antes de se vestir e evitar roupas que retenham o suor.

Continue lendo:  [:pb]3 hábitos que pioram a caspa[:]

No couro cabeludo, o uso de xampus anticaspa com ácido salicílico, alcatrão, selênio, enxofre, zinco e antifúngicos podem ser indicados por um dermatologista. Já na pele, o uso de pomadas antifúngicas, com corticosteroides, entre outros, pode ser indicado, a depender do caso e da análise médica. Apesar de ser uma questão de grande incômodo, é de suma importância evitar a automedicação e seguir as orientações médicas à risca.

Um ponto importante a levantar sobre a dermatite é que não se trata de uma doença contagiosa ou causada por falta de higiene. Com o tratamento correto, ela pode ser solucionada em poucos meses. Procure um profissional dermatologista para analisar o seu caso!

Você também pode se interessar por...